Preciosa atenção
Para além do caderno.
Simone Weil escreveu que tudo que aprendemos tem como objetivo último a educação da nossa atenção¹. E essa atenção treinada é na verdade o recurso mais importante a se buscar, porque é a garantia de que estamos buscando pelas coisas de forma clara e segura.
“Apesar de hoje em dia nós parecermos ignorá-lo, a formação da faculdade da atenção é o objetivo verdadeiro e praticamente o único interesse nos estudos.”
Simone Weil
Depois de 6 horas fazendo exercícios e revisando conteúdos para minhas provas da faculdade, intercaladas com pausas para ver um ou dois episódios da sétima temporada de Black Mirror, fazer carinho na minha gatinha, rir de uma alguma piada do meu esposo, lembrei-me do que dissera Weil.
E isso dá todo um novo sentido à tarefa. Não quero aprender apenas para saber mais alguma coisa. Mas para sentir aquela coisa de quando me concentro em fazer bem a atividade, com letra organizada, atenta à pontuação, aos usos dos artigos e os acentos frenéticos do francês.
“Os estudantes que amam a Deus não deveriam jamais dizer: ‘Eu amo a matemática’, ‘Eu amo o francês’, ‘Eu amo o grrego’. Eles devem aprender a amar tudo isso porque tudo isso faz aumentar essa atenção que, orientada para Deus, é a própria substância da oração.”
Simone Weil
Quando me esforço justamente naquilo que não sei é aí que está meu triunfo e meu tesouro. Não aprendo com aquilo em que já sou boa. Pelo contrário, é justamente na minha falha, no fazer de novo, de novo, pedir ajuda e até no reconhecer o meu limite é que estou de fato completando a verdadeira lição.
Resolvi compartilhar essa impressão porque pretendo desenvolvê-la melhor por aqui, de alguma maneira que ainda não apreendi.
¹ Reflexões sobre o bom uso dos estudos escolares em vista do amor a Deus in: Espera de Deus. págs. 73-81 Petrópolis: Editora Vozes. 2019.




Muito bom, Aline!