Artifícios
Telêmaco e os recados das estrelas
Se eu abrir o céu do ano novo solar da minha vida, verei algo que agora faz todo sentido. Admiro a força e esperteza de Odisseu, compadeço-me e até compartilho de sua saudade da cara pátria. Mas saio um pouco do mar e suas desfortunas para afirmar que sou Telêmaco.
Eu que cedo precisei saber em quem não confiar, a ouvir a voz do vazio-temível e ignorá-la. A encontrar todos os dias os inimigos de meu pai.
Hey! Look up! Olhe para cima… para cima, que é de onde virá meu socorro. E meu socorro é quem? É Deus que estais nos Céus… Oportunamente, agora pudera fazer caber aqui a frase que um dia li por aí: o céu indica o caminho. E talvez por isso os homens cedo aprenderam a ler seus presságios - a tirar leite das pedras móveis da Via-Láctea. Num tempo muito, muito longínquo - antes de existir meu tataravô, Sr. Ignoséquio, alguém soube… soube que eu nasceria?
Não tenho tão grande certeza. A única não-descrença que tenho é de saber que olhando para o céu consigo entender porque ele fala aos homens há tanto tempo acerca do há de vir. É um recado de Deus nos dizendo que para mais alto devemos olhar - servem as estrelas de artifício. Elas não são o fim de coisa alguma; ao contrário, coisas como nós, são causas segundas daquilo que somos chamados a ser.
Ah, as estrelas… Elas, como os poetas aspiram, sabem como falar. Talvez por isso nunca erram: estando assim, tão altas, vêm mais de perto, mais pura e lucidamente o Sim-Não que governa a tudo. O Mais-que-os-deuses, O Grande Desconhecido. Aquele que chamou - e chama - muito homens a um outro mar.
Gostou da leitura? Compartilhe algum trecho de que gostou.
Obrigada por me ler. Este texto vai ficando por aí.
Ctrlversa é gratuito e sempre será. Mas se gosta do meu trabalho, convido a assiná-lo e contribuir com qualquer quantia para a chave PIX: aprofalinelarisse@gmail.com .



Interessante a afirmação de Telêmaco, pois, como homem agora, ele pôde, mesmo à sombra do pai, fazer a sua própria história.
Assim como o céu estrelado guia os navegantes, a presença de Deus nos guia ao eterno. Que o façamos por merecê-lo.
"a tirar leite das pedras móveis da Via-Láctea."
Gostei muito dessa frase.